terça-feira, 10 de março de 2009

A Semiótica dos Anjos - Parte 1

Na última aula de Estética e Comunicação, realizada hoje, estudamos um texto da Malena Contrera chamado ''O gosto da pêra: Sobre anjos caídos''. O texto consiste em uma análise interpretativa do filme ''Cidade dos Anjos'', estrelado por Nicolas Cage e Meg Ryan.

Achei um pouco engraçado Malena ter escolhido este filme como tema. Engraçado porque ''Cidade dos Anjos'' é uma versão hollywoodiana e pasteurizada de um filme alemão chamado ''Asas do Desejo'', dirigido pelo Wim Wenders.

Enquanto ''Asas do Desejo'' é um filme riquíssimo em significado, parece-me que ''Cidade dos Anjos'' é um filme mais focado no romance entre o anjo e a mulher. O problema aí não seria o enfoque, mas sim a maneira ''água com açúcar'' pela qual o filme foi conduzido.

Posso até queimar a língua falando estas coisas, porque ainda não vi ''Cidade dos Anjos'', mas tendo um conhecimento além do razoável de filmes de Hollywood e de atores como Nicolas Cage e Meg Ryan, já sei o que esperar de um filme assim. Ademais, várias pessoas disseram que o filme é meloso.

Bem, de qualquer forma eu terei que ver a película em breve para a aula de Estética, e então poderei dar uma opinião com mais propriedade.

Veremos se minha opinião se mantém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário