sábado, 7 de março de 2009

As duras propagandas da Nova Zelândia

Cheguei ao Brasil há nove dias, após ter passado um ano na Nova Zelândia. Uma das coisas interessantes que notei na televisão neozelandesa foi que as propagandas de conscientização em relação ao uso do álcool (que é um problema no país)e de responsabilidade no trânsito são muito bem produzidas.


Porém, mais do que isto, as propagandas são extremamente diretas e, por que não dizer, até de certa forma violentas. Os anúncios educam pela catarse,e dá até um pouco de depressão ver as propagandas neozelandesas.

Aqui temos alguns exemplos:



Esta propaganda faz parte de uma série cujo slogan é ''It´s not the drinking, it's how we're drinking'' (''Não é a bebida, é a maneira como estamos bebendo''), e impressiona pela brutalidade. No caso, o marmanjão batendo a cabeça do molequinho na estante.

Desta mesma série, temos outro anúncio que também choca pela violência envolvida. A do homem que vai ao bar e começa uma briga.



Mas a minha propaganda preferida dessas de conscientização é a do sujeito da roleta. Uma espécie de personificação da morte, ele joga com a vida das pessoas que se arriscam nos cruzamentos perigosos. Este anúncio era realmente bem-feito, pois ouvi vários de meus conhecidos falando sobre ele.



A franqueza destas propagandas impressiona, e faz refletir até as pessoas mais toscas que são comandadas por seus instintos mais básicos.

Um comentário:

  1. reamnete sao violentas,porem, brilhantes.....a segunda nao deu pra ver, mas a primeira e a ultimas sao boas. eh eu tembem gostei da roleta, pq nao mostra explicitamente a morte da pessoa

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