segunda-feira, 9 de março de 2009

Mascotes



Nas últimas semanas, li duas notícias sobre chimpanzés. As duas tinham em comum o fato de que os macacos haviam cometido atos de violência contra seres humanos.

O primeiro ocorrido aconteceu nos Estados Unidos, em 16 de fevereiro. Uma dona de casa de Connecticut, Sandra Herold, 70 anos, possuía um chimpanzé de catorze anos chamado Travis. Travis comia à mesa, tomava vinho, andava de carro, e até dormia na cama da dona.

Certo dia, o macaco rebelou-se, saiu de casa segurando as chaves do carro e pelo jeito não queria mais voltar. Poderia ser apenas uma crise de adolescência símia, ou incompatibilidade de gênios, mas Travis não estava a fim de conversa.

Sandra chamou sua amiga Charla Nash para ajudá-la a recolocar o chimpanzé dentro da casa. Ao ver Nash, Travis a atacou brutalmente, mordendo e dilacerando seu rosto, enquanto sua dona tentava pará-lo inutilmente.

Desesperada, Sandra ligou para a polícia, que chegou e matou o macaco a tiros. Quanto a Charla, sobreviveu, mas perdeu as mãos e o rosto.

A outra notícia, felizmente de teor mais leve, aconteceu em um zoólogico sueco. Um chimpanzé coletou pacientemente centenas de pedregulhos, sem que os tratadores percebessem.

Quando sentia-se irritado com a presença dos seres humanos, o chimpanzé atirava as pedras em direção a eles. Felizmente, tem a pontaria ruim e não machucou ninguém.

O que é impressionante neste caso, segundo os cientistas, é a habilidade do macaco em planejar suas reações. Quando coletava as pedras estava calmo, mas sabia que as usaria posteriormente quando se sentisse irritado.

Tendo lido sobre ambos os casos, inicialmente senti-me revoltado com os dois animais. Depois, porém, ponderei e percebi que muitas vezes o homem, por tentar tratar os macacos como semelhantes, acaba esquecendo que são animais selvagens e perigosos.

A natureza do animal é diferente, ele não está preparado para este tipo de interação a que é submetido. Sendo assim, reações imprevisíveis podem ocorrer.

Bom, já que estamos falando nisso, acabei de ver um videozinho que ilustra bem a situação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário