domingo, 28 de junho de 2009

Uma reparação sem precedentes



A demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, constitui um evento de grande importância histórica no Brasil. Quando os portugueses chegaram ao país, em 1500, estima-se que havia um número entre um e cinco milhões de índios vivendo em terras brasileiras. Com o passar dos séculos, o índio foi submetido a expropriações de território, massacres, escravidão e aculturação forçada.
Agora, com a população indígena retomando o seu crescimento, existem aproximadamente 700 000 indígenas no país. Com a reserva criada em Roraima, os índios serão donos de aproximadamente 15% do território nacional. É mais do que justo. Mesmo que à primeira vista o território pareça vasto demais para tal número de pessoas, é preciso se pensar que os índios não seguem o modo de vida ocidental, e precisam de grandes territórios em estado natural para exercer suas atividades de coleta, caça e pesca.
Além do mais, a população indígena tem crescido rapidamente. Enquanto a população do Brasil cresce em uma média de 1,3% ao ano, o número de índios tem aumentado em média 3,5% no mesmo período. Deste modo, a Raposa Serra do Sol, assim como as outras reservas, garantirão que as populações indígenas do Brasil possam adotar seu modo de vida e possuir um território próprio por séculos.
Além de ser importante para que a população original do Brasil possa continuar existindo, a Reserva Raposa Serra do Sol ajudará o país a preservar a Floresta Amazônica. Saem do território os mineiros e agricultores, que têm devastado o meio ambiente, e retornam os indígenas, que têm uma relação mais integrada com a terra.
Alguns militares têm argumentado que a reserva enfraqueceria as defesas do país, por deixar nas mãos dos índios vasto território fronteiriço. No entanto, é possível estabelecer bases fora das fronteiras da Raposa Serra do Sol, assim como utilizar-se de recursos como aviões e satélites, que não invadiriam a reserva, para realizar a vigilância do território.
A criação da Reserva Raposa Serra do Solo foi uma medida de impacto, mas que era necessária há muitos anos. Com ela, o Brasil torna-se o país de vanguarda nas reparações históricas aos povos indígenas, superando até mesmo os Estados Unidos, cujas reservas não chegam a 2,5% do território nacional.

Um comentário: